Todos nós sabemos que as atividades físicas fazem bem para nossa saúde física e mental. Entretanto, muitos não praticam nada com desculpas do tipo: “Não tenho tempo”, “Estou sem dinheiro”, “Não gosto de fazer exercícios em lugar fechado, por isso não frequento academia”, “Chego do trabalho esgotado, sem pique para praticar alguma atividade física” e por aí vai.

Pergunto: Essas respostas justificam que uma pessoa escolha ter uma vida sedentária? Claro que não, né? Veja:

Tempo a gente arruma – Com organização das inúmeras tarefas diárias, arrumamos tempo. Muitas vezes, basta mudar um hábito para inserir uma atividade física.

Por exemplo, se costuma ir de carro diariamente à padaria para comprar pão fresquinho para o café da manhã, então vá a pé. Se já vai a pé, porque a padaria é logo na esquina, comece a ir naquela que fica algumas quadras mais longe.

Se aquela que faz o pão mais gostoso é um pouco mais distante, por que não ir então de bicicleta?

Combata o cansaço com exercício – Se você chega muito cansado ou muito estressado do trabalho, praticar alguma atividade pode devolver seu pique. Acredite!

Quando a gente se exercita, há o aumento da produção de um hormônio que traz bem-estar e sensação de felicidade.

Mexa-se sem custo – Não precisamos estar matriculados em uma academia ou contratar um personal trainer para praticar uma atividade física. Em casa mesmo, coloque um vídeo de exercícios ou de dança (tem de monte no YouTube) e siga os passos. 

Alternativa melhor ainda é ir a um parque, uma praça ou até mesmo caminhar pelas ruas. Exercitar-se ao ar livre é ainda mais prazeroso. Experimente também chamar amigos ou alguém da família para ir junto, o que motiva – um apoia o outro.

Outra sugestão é montar um grupo de amigos aos finais de semana para praticar algum esporte, como futebol, vôlei, basquete…

Aproveite a natureza – Não precisa ficar entre quatro paredes dentro da academia, para quem não gosta de atividades em ambientes fechados. Ao ar livre, as opções são extensas, tais quais as citadas no parágrafo anterior. E tem muitas outras, basta usar a sua imaginação.

É uma delícia praticar uma atividade física em contato com a natureza, ouvindo pássaros. Se mora em cidade praiana ou for passar férias na praia, caminhe, corra, ande de bike ouvindo o barulho do mar, apesar de que alguns preferem ouvir música com o fone de ouvido.

Não importa a preferência, a escolha é toda sua!

Benefícios à saúde

Existe uma série de vantagens em se praticar atividades físicas com regularidade. Todos esses benefícios são amplificados quando escolhemos ambientes ao ar livre, cheio de belezas naturais, que dão ainda mais prazer justamente pelo cenário. Confira as principais vantagens:

Saúde física: Quando nos exercitamos, conquistamos um melhor condicionamento físico e melhoramos a imunidade, as capacidades pulmonar e cardiovascular.

Além disso, reduzimos os níveis de colesterol e de diabetes, fortalecemos músculos e ossos, perdemos os quilos extras e aumentamos a quantidade de vitamina D em nosso organismo. Consequentemente, evitamos várias doenças e aumentamos nossa longevidade.

Saúde mental: Quem se exercita melhora sua autoestima e seu humor, e combate a depressão. A prática traz bem-estar e aumenta a disposição e o ânimo.

Por isso, muitos profissionais indicam exercícios no período da manhã, antes das atividades de trabalho diárias. Assim, a pessoa vai trabalhar com mais pique e mais feliz.

Atenção a alguns detalhes:

  • Utilize roupas adequadas para a atividade que escolheu praticar. Ela deve ser confortável, indicada para o clima e tem que permitir a transpiração. 
  • Os calçados também devem ser confortáveis, e aposte naquele próprio para o esporte escolhido. Se for uma atividade de alto impacto, por exemplo, opte por um que promova o amortecimento para não prejudicar as juntas e articulações. 
  • Proteja sua pele dos raios nocivos do sol. Um bom protetor solar, com FPS indicado para seu tipo de pele, vai evitar as queimaduras e o câncer de pele. Não abra mão dele, mesmo nos dias nublados, já que os raios ultravioletas não são bloqueados pelas nuvens e, portanto, também causam danos à pele tal qual os dias ensolarados.
  • A hidratação do corpo também é fundamental. Beba muita água enquanto pratica uma atividade física, qualquer que ela seja.
  • Praticamente nenhuma doença impede as atividades físicas. Muito pelo contrário, muitos doentes se beneficiam com exercícios. Entretanto, pergunte ao seu médico quais atividades são mais indicadas para o seu caso. 

Então, temos ou não vários motivos para deixar as desculpas de lado e começar já a praticar atividades físicas ao ar livre?