Manter a pele saudável, bonita e bronzeada é o sonho de muita gente, principalmente num país tropical como o nosso. Sem dúvida, isso é possível, mas são vários os cuidados necessários antes, durante e, também, depois da exposição ao sol.

O primeiro passo é preparar a pele para garantir um bronzeado lindo e uniforme. Uma alimentação equilibrada, incluindo o consumo de alimentos ricos em betacaroteno, deve ser iniciada o quanto antes. Alguns nutrientes aceleram a mudança de cor da pele, mantendo-a, ao mesmo tempo, com aparência saudável e jovial.

Parte do betacaroteno que a gente consome é convertido em vitamina A no organismo. Ele ajuda a combater os radicais livres, melhora a elasticidade da pele por sua ação na preservação do colágeno e reforça a formação de melanina (proteína que está por trás da pigmentação da pele e que também nos protege contra os raios ultravioletas do sol).

Então, inclua ou reforce o consumo de alimentos amarelos, alaranjados, vermelhos e verde-escuros. Entre eles, destacamos cenoura, abóbora, mamão, manga e brócolis. Nutrientes amigos do bronzeamento também estão presentes no tomate, beterraba, morango, melancia, pimentão vermelho, espinafre, caqui, laranja, entre outros.

Outra dica é fazer uma esfoliação corporal, pelo menos uma semana antes daquelas férias na praia, por exemplo, o que resultará num bronzeado mais uniforme.

Filtro solar, sempre

Com o corpo tratado por dentro e por fora, chega a hora de se bronzear, mas calma lá: não queira ficar cor de jambo instantaneamente. Use sempre filtro solar, com fator de proteção indicado para o tom da sua pele, o que deve ser a partir de 30 fps (fator de proteção solar). Nem mesmo um filtro de 50 fps vai impedir que você se bronzeie. Vai demorar mais, mas vai bronzear a sua pele, mantendo a cor bonita por mais tempo e evitando descamações e manchas.

O filtro solar deve ser constantemente reaplicado, principalmente após entrar no mar ou na piscina. Além disso, a exposição solar tem que ser evitada das 10h às 16h, horário de maior risco para as queimaduras solares e que pode até provocar câncer de pele.

Dermatologistas recomendam ainda outras proteções, como chapéu ou boné e óculos de sol, por exemplo. Na praia ou piscina, também precisamos evitar a desidratação, então, beba muito líquido. Ah!, não se esqueça: ficar debaixo do guarda-sol não te deixa livre dos raios solares. Mesmo nesses casos, passe filtro solar.

Ao chegar da praia ou piscina, tome um banho frio ou levemente morno e, depois, passe uma loção de boa qualidade, para manter a pele hidratada. Caladryl® pós-sol ou Caladryl® Gel Refrescante Aloe Vera são ótimas pedidas para manter a sua pele macia e hidratada.

Mantendo essa rotina de cuidados, você vai adquirir um bronzeado fantástico e por mais tempo.

Ardeu? Use o pós-sol

Entretanto, mesmo tendo se esforçado nos cuidados antes e durante a exposição ao sol, você percebeu, ao chegar em casa, que sua pele está vermelha e ardendo? Para isso, existem as loções pós-sol, que entram no lugar do hidratante após o banho. Esse tipo de produto é absorvido rapidamente pela derme. Ele ajuda a amenizar os desconfortos e age para manter a pele o mais saudável possível.

Caladryl® pós-sol é um dos produtos mais tradicionais do mercado, indicado para esses casos. Graças aos ingredientes naturais da fórmula, tanto a versão em loção quanto a versão aerossol e em creme (com Calamina e Mentol) dão alívio imediato, promovem sensação de frescor, ao mesmo tempo em que reidratam a sua pele. Estes, são indicados para uso após exposição excessiva ao Sol.

Caladryl® Gel Refrescante, que tem 99% de Aloe Vera e Mentol em sua formulação, pode ser utilizado diariamente e após queimaduras solares.

Além dessas versões, Caladryl® também está disponível na versão creme, tão eficaz quanto os demais produtos. Vale lembrar que todas as versões possuem toque seco (não oleoso).

Passe o pós-sol enquanto a pele estiver vermelha e que você senti-la arder, pelo menos três a quatro vezes por dia. Quando os sintomas melhorarem, continue passando um produto hidratante em sua pele, preferencialmente após o banho diário, para mantê-la sempre macia e saudável.