O verão se aproxima… e se você deseja uma pele saudável e bonita para quando ele chegar, vamos te ajudar. Como você já sabe, a pele tem que ser cuidada sempre, faça frio ou calor, chuva ou Sol… Para ter a pele linda, precisamos cuidar dela por fora e por dentro. Só assim o resultado será efetivo.

Listamos, então, as ações que vai deixar a sua pele pronta para o verão.

1)      Beber bastante água

Os médicos recomendam que uma pessoa beba diariamente dois litros de água, no mínimo, o que dá uns oito copos por dia. A água revitaliza as células, resultando numa pele mais hidratada, o que evita ressecamento e descamação. Tomar bastante água traz vários benefícios à saúde, como: desintoxica o corpo, regula a nossa temperatura, ajuda na absorção de nutrientes e até no emagrecimento, entre outras vantagens.

2)      Alimentação balanceada

Ao comer muitas frutas, verduras e legumes, isso vai refletir positivamente na pele.

Alimentos gordurosos (incluindo, obviamente, as frituras), consumo exagerado de açúcar e de sal, assim como de produtos industrializados e massas, não são os melhores amigos de uma bela pele. Não significa que tem que cortar tudo, mas, sim, que o consumo desses itens deve ser moderado.

3)      Lavar o rosto

Ao acordar e antes de dormir, devemos lavar o rosto com produto próprio para o tipo de pele – ou seja, evite o sabonete que usamos no banho –, retirando-o com bastante água. Assim, limpamos as impurezas superficiais da pele, assim como a oleosidade.

Sempre limpe profundamente o rosto se houver maquiagem, antes de ir dormir, para evitar acne e dermatites.

Dermatologistas avisam que não se deve lavar o rosto mais do que duas vezes por dia, exceto ao suar após a prática de exercício físico. Eles dizem que lavar demais faz com que a pele fique ainda mais oleosa. Também não devemos usar esponjas e afins, que podem agredir a cútis.

4)      Passar hidratante

Um bom hidratante combate o ressecamento da pele, seja causado pelo frio ou pelo calor. Deve ser usado diariamente um hidratante facial sobre a pele do rosto limpa e seca, e um corporal após o banho. Aliás, a água do banho nunca deve ser muito quente.

5)      Protetor solar

Até mesmo num dia chuvoso ou somente nublado, o sol está lá enviando a radiação ultravioleta para a Terra. Por isso, acordou, lavou e hidratou o rosto, agora é o momento de passar o filtro solar facial (não use protetor corporal no seu rosto). Isso diariamente, mesmo se for ficar o dia todo em casa. Os raios UVA e UVB causam o envelhecimento da pele, manchas e aumentam o risco de câncer de pele.

É bom lembrar que a exposição ao Sol é saudável e, também, recomendado, porque ativa a produção de vitamina D no nosso organismo. Pelo menos três vezes por semana, sente-se sob o Sol, com braços e pernas à mostra e sem protetor solar, durante 10 a 20 minutos. Preferencialmente, antes das 10h ou depois das 16h.

6)      Esfoliação

O processo deve ser feito com delicadeza, sem esfregar, para tirar, por exemplo, peles mortas, tanto no rosto quanto no corpo, mas escolha esfoliantes indicados para cada um deles. A esfoliação pode ser feita apenas uma vez por semana, não mais do que isso.

7)      Atividade física

Não importa qual, o importante é praticar alguma atividade física para garantir a firmeza da pele e a saúde como um todo. Também provoca bem-estar, que acaba refletindo na pele. Pode ser um esporte, musculação, dança, natação, caminhada, corrida… Escolha o que lhe dá mais prazer.

8)      Dormir bem

Uma noite mal dormida é quase sinônimo de olheiras no dia seguinte. Então, tente controlar o stress para conseguir ter uma noite revigorante.

Alguns hábitos e vícios são inimigos da beleza da pele: o fumo e o álcool em excesso, por exemplo. Eles acentuam o envelhecimento, ainda mais quando os seus efeitos são associados aos do Sol.

Tudo isso deve fazer parte da sua rotina. Comece agora, continue durante o verão, assim como depois dele. Combinado? E, em caso de dúvidas ou o surgimento de alguma marca ou mancha, não hesite em procurar o dermatologista, que é o profissional que entende tudo sobre a pele.