Quem nunca sofreu com queimadura da pele depois de um longo dia curtindo uma praia ou uma piscina? Isso pode acontecer com qualquer um, não é mesmo? E é exatamente para trazer alívio no ardor que foram desenvolvidos os produtos pós-sol.

A exposição excessiva ao sol sem as devidas proteções e alguns cuidados pode desencadear a queimadura da pele, em diferentes estágios (e isto será tema de um próximo post).

Por que ocorre a queimadura?

Quando nos expomos ao sol, ele emite raios ultravioletas, que são absorvidos por um pigmento presente no nosso organismo, chamado melanina. Apesar de também agir como um defensor natural contra queimaduras solares, a melanina não dá conta de realizar completamente essa defesa sozinha.

Por isso, todos os especialistas são unânimes em recomendar o uso de protetores solares, chapéu e óculos, assim como definem o horário considerado saudável de exposição, no início da manhã e a partir do meio da tarde.

Sim, é saudável tomar sol, com os devidos cuidados, lógico. A luz solar deixa os ossos mais fortes e reduz o desenvolvimento de algumas doenças de pele, como psoríase e dermatite seborreica, e combate infecções, como a tuberculose.

Então, com os cuidados certos para cada tipo de pele, a pessoa consegue – com a consciência tranquila, já que é bom para a saúde – aquele bronzeado de causar inveja a qualquer um!

Por outro lado, quando abusamos, a pele fica vermelha, podendo até causar bolhas, além da sensação desconfortável de ardência. Isso sem contar que pode causar envelhecimento precoce, manchas e até câncer de pele.

Abusei. E agora?

Apesar de saber como se proteger, você não resistiu e percebeu que abusou um pouco? Ao chegar em casa, o ideal é tomar um banho com água fria. Deixe cair bastante água, principalmente nos locais mais atingidos.

Depois, seque a pele suavemente com uma toalha bem macia. Melhor ainda se tiver como deixar a pele secar naturalmente. E atenção: Nunca esfregue para não irritar ainda mais.

Na sequência, use um produto pós-sol, como o Caladryl®. Ele deve ser usado três a quatro vezes por dia até a melhora dos sintomas.

É importante saber que a ardência pode vir até 24 horas depois da exposição ao sol. Mesmo assim, o pós-sol é indicado antes do ardor, porque vai reduzir os desconfortos que virão algumas horas depois e ainda irá ajudar na regeneração da sua pele.

O segredo dos pós-sol

Esse tipo de produto está disponível em diversos formatos, como creme, gel, loção e aerossol. E há também diferentes ingredientes naturais nas fórmulas, que são os que garantem a eficácia. Além de trazer alívio àquele ardido, um pós-sol de boa qualidade reverte o ressecamento pelo seu poder hidratante e, consequentemente, evita a descamação precoce da pele.

O Caladryl® Gel Refrescante, de rápida absorção, contém 99% de Aloe Vera, uma planta considerada medicinal, também conhecida como Babosa. Ela traz muitos benefícios para a pele, em especial, após a exposição ao sol, podendo ser usado diariamente. O Aloe Vera age reforçando a produção de algumas células em nosso corpo, que são as responsáveis pela cicatrização.

Além disso, essa planta reduz a inflamação causada pelos raios ultravioleta. Dessa forma, o gel com Aloe Vera, que é ultra refrescante, alivia a vermelhidão e a ardência, enquanto nutre a pele.

Outros ingredientes presentes no produto são a Alantoína, composto químico extraído do Confrei, uma planta que tem ação cicatrizante e melhora a umectação (ou umidade natural) da pele; e o Mentol, com propriedades refrescantes e hidratantes.

O Caladryl® pós-sol também está disponível em loção, aerossol e em creme, promovendo alívio imediato e reidratação da pele, após a exposição excessiva ao sol, deixando uma agradável sensação de frescor. E nessas horas tudo o que desejamos é frescor…

A versão em loção contém Calamina, ingrediente que reduz a coceira causada pela queimadura e Glicerina, que atrai água para a camada superficial da pele, dando mais maciez e elasticidade.

A Calamina também está presente no pós-sol aerossol, assim como na versão creme, que conta ainda com Mentol. Ambos aliviam o ardor, refrescam e suavizam a pele, além de recuperar a hidratação.

Produtos pós-sol ajudam muito na recuperação da pele queimada pelo sol. Entretanto, se você tem febre ou sente calafrio, dor de cabeça, náusea ou tontura, não deixe de procurar um médico imediatamente.