A Aloe Vera é uma planta com folhas grossas e suculentas, originária do Norte da África, mas hoje encontrada em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Conhecida popularmente como babosa, ela é usada desde a antiguidade com fins medicinais e cosméticos.

Curiosamente, há indícios de que Cleópatra, que viveu de 69 a 30 antes de Cristo, usava essa planta nos cuidados da pele e dos cabelos. Inclusive, para os egípcios, a Aloe Vera era considerada a “planta da imortalidade”.

Mahatma Gandhi (1969 a 1948), perguntado certa vez sobre as forças secretas que sustentaram seus longos jejuns, respondeu: “Foi minha inabalável fé em Deus, meu estilo de vida simples e frugal, e a Aloe, cujos benefícios eu descobri após minha chegada à África do Sul, no final do século XIX”.

Na atualidade, apesar de vários povos ingerirem o suco da planta, no Brasil alimentos e bebidas preparados com Aloe Vera são proibidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2011, por falta de estudos que comprovem ou não a toxidade da planta para o consumo humano.

Por outro lado, o uso da planta é liberado como componente de produtos cosméticos e medicamentos fitoterápicos com função cicatrizante. Isso porque são comprovadas suas propriedades hidratante, antioxidante, anti-inflamatória, cicatrizante e antimicrobiana.

Um bom exemplo de produto é o Caladryl Gel Refrescante, que tem 99% de Aloe Vera em sua formulação.

Diversos benefícios da Aloe Vera

As evidências apontam uma série de benefícios para a pele com o uso de produtos que contêm Aloe Vera, graças aos componentes encontrados no gel retirado da sua folha. Nele há aminoácidos, polissacarídeos, vitaminas A, C e E, só para citar alguns dos componentes.

Graças às suas ações calmante e refrescante, este é o ingrediente perfeito para agir em peles irritadas. Além disso, ela tem poder de cicatrização. Por conta disso, traz importantes benefícios para a pele após a exposição ao sol.

Outro benefício da planta é seu poder hidratante, já que age devolvendo a água perdida pela pele. E não para por aí: a planta também estimula a produção de colágeno, a responsável por manter a elasticidade da pele e fundamental para firmar a cútis, dando aquela aparência mais jovem.

A Aloe Vera, como ingrediente, é indicada para todos os tipos de pele. Ela não obstrui os poros e ainda conta com agentes antissépticos. Por conta disso, pode ser usada até por pessoas que sofrem com acnes, podendo inclusive ter esse problema amenizado.

Ação hidratante profunda

Para completar, esse componente tem grande capacidade de penetração na pele. Essa característica, aliada à exclusiva tecnologia Hydra3D de Caladryl Gel Refrescante, faz com que os compostos do produto cheguem às camadas mais profundas da pele, recuperando-a mais rapidamente após exposição solar e devolvendo sua maciez natural.

Além disso, ao passar o gel refrescante de Caladryl na pele, ele é absorvido rapidamente dando uma incrível sensação de frescor.

  • Melhora a elasticidade da pele; 
  • Combate o processo anti-inflamatório e a respectiva vermelhidão provocada pela queimadura do sol; 
  • Evita o envelhecimento precoce; 
  • E ainda ajuda a pele a ter uma aparência mais homogênea.

Não à toa, a Aloe Vera tem alguns apelidos ao redor do mundo. A planta milagrosa é um deles, assim como é até chamada de fonte da juventude.

Fontes:

http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/consumo-de-alimentos-a-base-de-aloe-vera-nao-e-seguro/219201/pop_up?inheritRedirect=false

http://abmanacional.com.br/arquivo/b6cd193b5e9142a17b7ef973e1517676e0cd6064-33-4-aloe-vera.pdf

https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/aloe-vera-saiba-o-que-faz-e-quais-os-beneficios

https://www.scielo.br/pdf/rbpm/v16n2/20.pdf