O isolamento social para combater a transmissão do novo Coronavírus, que provoca a COVID-19, não libera a pessoa de usar protetor solar durante o confinamento. O hábito de, ao acordar, passar protetor solar no rosto deve ser mantido pelas pessoas que continuam a trabalhar agora de casa, em home office.

Não pense você que, por estar dentro de casa, está livre dos malefícios da radiação solar. Você sabia que os raios ultravioletas do tipo A (UVA) atravessam os vidros? A radiação UVA é a que penetra mais profundamente na pele e a principal causadora de manchas, de rugas e de fotoenvelhecimento, além é claro do temido câncer de pele.

É diferente, entretanto, com os raios UVB. Esses são quase totalmente barrados pelos vidros comuns das janelas das casas. UVB é aquela radiação que ativa a Vitamina D e causa o bronzeamento da pele, assim como a indesejável queimadura solar.

Grande parte do UVA só será bloqueado pelo vidro caso haja película, daquele tipo que é instalada nos carros e desde que esta seja produzida com proteção contra a radiação solar. Porém, não é comum encontrarmos essas películas nas janelas e portas de vidro das residências.

Ao atravessar os vidros, mesmo que a luz solar não incida diretamente sobre sua pele, enquanto trabalhar de casa na quarentena, os raios UVA farão estragos, incluindo alguns em longo prazo, já que seus efeitos são cumulativos.

E nos dias nublados?

Os raios ultravioletas são capazes de atravessar as nuvens e chegar até nós, neste caso tanto UVA quanto UVB. Isso significa, que o protetor solar deve ser passado na pele também nos dias nublados, seja durante o isolamento social, seja quando todos voltarem às suas atividades rotineiras ao ar livre.

Aproveite o tempo de confinamento para manter sua pele ainda mais radiante. Para isso, seguem algumas dicas:

1. Faça a limpeza e a hidratação da pele do rosto ao se levantar;

2. Passe protetor solar, de preferência com fator de proteção (FPS) maior do que 30, com produto indicado para o rosto – a quantidade ideal é de uma colher de sobremesa. Se ficar onde incida a luz solar sobre o corpo não abra mão de proteção nas regiões que não estarão cobertas por roupas. E não se esqueça de pescoço, colo e mãos, que em geral têm pele mais fina;

3. Reaplique o protetor solar, pelo mais uma ou duas vezes durante o dia, se não ficar diretamente sob a luz do sol – neste caso, a reaplicação deve ter maior frequência, a cada duas horas;

4. Alimente-se de forma saudável, priorizando frutas, verduras e legumes frescos;

5. Beba muita água durante todo o dia, pelo menos 2 litros (crianças podem tomar menos do que isso);

6. Pratique atividades físicas, como yoga e tai chi chuan, que são facilmente feitos até mesmo em ambientes reduzidos. Meditação é também uma boa pedida;

7. Deixe o sol incidir sobre a pele por cerca de 20 minutos diariamente, sem protetor, para ativar a Vitamina D, seja no quintal, na varanda (não envidraçada ou com os vidros abertos) ou até mesmo pela janela;

8. Antes de ir para a cama, limpe novamente as impurezas da pele, e caso deseje passe um hidratante indicado para a noite;

9. Durma bem, porque uma boa noite de sono é revigorante e reflete na pele.

Há muitas pesquisas a respeito dos danos causado à pele pela luz emitida de celulares, tablets e computadores, além da proveniente das lâmpadas, mas ainda não há um consenso de que o protetor solar também bloqueie isso. Mas, sem dúvidas, mal o protetor não faz.

Passar protetor solar, com certeza, vai garantir que os raios de sol não prejudiquem a sua pele. E, se você seguir as recomendações acima, poderá conferir os bons resultados na sua pele quando esta pandemia ficar no passado.

Lembrando que Caladryl agora possui uma linha completa de proteção solar – para o rosto, para crianças e para o corpo. Para conhecer mais sobre nossos produtos, acesse aqui.

Fontes:

https://www.homemnoespelho.com.br/por-que-voce-tem-que-usar-protetor-solar-ate-dentro-de-casa/

https://revistaglamour.globo.com/Beleza/Pele/noticia/2020/03/sim-voce-ainda-precisa-usar-protetor-solar-dentro-de-casa.html

https://www.vix.com/pt/bdm/beleza/esses-motivos-irao-te-convencer-a-usar-protetor-todo-dia-mesmo-sem-sair-de-casa

https://www.extremeuv.com.br/blog/curiosidades/mitos-sobre-protecao-uv-e-radiacao-solar

https://brasil.babycenter.com/x5400031/%C3%A9-verdade-que-o-vidro-filtra-os-raios-ben%C3%A9ficos-do-sol